Uma das Mentorias que oferecemos para nossos incubados é em Marketing de Conteúdo com nosso mentor Daniel Luzz, que também figura em nossa equipe de comunicação.

Marketing de Conteúdo é, basicamente, uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes, voluntários, apoiadores e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Em um artigo publicado em seu blog, Daniel dá 8 dicas de como aplicar essa estratégia de forma colaborativamente, que é o grande lema do Porto Social – juntos.

Ele escreve que os três principais motivos do por quê dele amar colaboração em marketing de conteúdo são os seguintes:

Recursos

Colaboração é a melhor maneira de compartilhar recursos e complementar a área de especialidade das respectivas pessoas envolvidas. Por exemplo, se você for bom em pesquisas e o seu colaborador tem uma habilidade especial em produzir imagens, vocês podem trabalhar juntos e combinar suas áreas específicas para criar uma infográfica excepcional.

Perspectivas

Com duas ou mais vozes trabalhando juntas em uma só peça, você terá como incluir mais perspectivas – e como consequência, uma melhor – e mais ampla visão sobre determinado assunto. Mesmo se vocês estiverem de acordo sobre um problema, vocês podem gerar diferentes pontos e conclusões em cima disso.

Audiência

E por último, mas não menos importante, se você estiver trabalhando com dois ou mais influenciadores na indústria, você vai instantâneamente multiplicar seu potencial de audiência e leitores. Por exemplo, se você fizer parceria com um influenciador que tem 10 mil seguidores nas mídias sociais, quando sua peça estiver complete, você terá 10 mil impressões a mais, sobre o seu trabalho.

Isso faz do conteúdo colaborativo uma ferramenta poderosa para atrair e compartilhar e conectar.

Então, leia todo o artigo entitulado 8 Ideias para o Marketing de Conteúdo Colaborativo e aplique em sua organização. Os resultados não são imediatos, nem sempre, mas são duradouros e consistentes.